Notícias

IFPI e TJ-PI vão ofertar cursos para qualificar menores infratores

A parceria entre os órgãos foi iniciada a partir de uma colaboração ofertada pelo IFPI por meio da doação de livros ao “Projeto: Letra, leitura que transforma”.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) firmaram nessa quinta-feira (18) uma parceria para a qualificação de adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas na capital Teresina.

De acordo com a coordenadora da Coordenadoria Estadual Judiciária da Infância e da Juventude (CEJIJ), juíza Elfrida Belleza, a parceria entre os órgãos foi iniciada a partir de uma colaboração ofertada pelo IFPI por meio da doação de livros ao “Projeto: Letra, leitura que transforma”.

O projeto foi desenvolvido pelo CEJIJ, visando arrecadar obras literárias para o incentivo à leitura de reeducandos que estão em instituições de acolhimento no Piauí.

“Como expansão dessa parceria foi criado o projeto Novos Horizontes, que oferta qualificação profissional aos adolescentes que estejam em cumprimento de medida socioeducativa, visando aumentar o repertório social, promover uma maior integração e auxiliar no processo de aprendizagem”, explicou a magistrada.

Foto: Reprodução

Ainda segundo a juíza, as ações impulsionadas pela CEJIJ/TJPI, que vão do fomento à leitura à formalização de parcerias para a oferta oportunidades de aprendizagem e qualificação profissional para adolescentes, estão alinhadas às metas do Programa Fazendo Justiça.

Ele acontece em parceria do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD.

Conforme o TJ-PI, as secretarias de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) e de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) também estão envolvidas na parceria, já que uma grande parcela dos adolescentes que estão cumprindo as medidas vivem em um contexto de extrema vulnerabilidade social, e necessitam de suporte social.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo