Lula se reúne com Marina Silva e Sonia Guajajara em meio a crise
Com aval do Planalto, ministérios comandados por elas sofreram derrotas nesta semana.
O presidente Lula (foto) se reuniu na manhã desta sexta-feira (26) com as ministras Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, e Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas. O encontro foi marcado após as recentes derrotas das pastas comandadas por ela.
Nesta semana, a comissão mista que discute a MP da Esplanada aprovou um parecer do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), com alterações que esvaziam competências dos ministérios de Marina e Guajajara. A proposta ainda precisa passar pelos plenários principais da Câmara e do Senado.
Além disso, parlamentares aprovaram uma medida provisória que afrouxa regras de proteção da Mata Atlântica e deram sinal verde para tramitação em regime de urgência um projeto que pode dificultar a demarcação de terras indígenas. As decisões foram avalizadas pelo próprio Palácio do Planalto, que empoderou o Centrão.
Ainda há o embate entre o Ibama, que está sob o guarda-chuva do Ministério do Meio Ambiente, e o Ministério de Minas e Energia por causa de uma licença negada à Petrobras. A decisão vetou a perfuração de poços na foz do Amazonas. O caso gerou ruído no governo, e a Petrobras recorreu da decisão ontem.
Também participaram da reunião os ministros da Casa Civil, Rui Costa, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. Os líderes do governo Randolfe Rodrigues (Congresso), Jaques Wagner (Senado) e José Guimarães (Câmara) também estiveram presentes.
Fonte: OAntagonista