Notícias

Ministério Público Federal inicia apuração sobre conflito de terra em Barra Grande

Moradores denunciam que empresários e funcionários deles intimidaram a população com armas de fogo, derrubaram casas e destruíram roças com tratores, para expulsar os agricultores dos locais e ocupar os terrenos com construções.

O Ministério Público Federal instaurou um procedimento extrajudicial para investigar o conflito de terras em Barra Grande, praia do município de Cajueiro da Praia. Nesta quinta-feira (1), dezenas de moradores ocuparam um terreno para impedir uma construção num terreno na região.

O terreno, parte da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, pertence à União. O MPF requisitou que a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), responsável pela administração da área, realize uma fiscalização no local.

A Associação Comunitária da Nova Barra Grande, que organiza os moradores da região, acusa um grupo de empresários de tentativa de grilagem de terras. Eles estariam invadindo terrenos da União e de agricultores, fazendo ameaças aos proprietários.

Os empresários teriam contratado homens para intimidar a população usando armas de fogo. Eles teriam derrubado casas e destruído roças com tratores, para expulsar os agricultores dos locais e ocupar os terrenos com construções.

Leia abaixo a nota do MPF:

O Ministério Público Federal, por intermédio da Procuradoria da República no Município de Parnaíba, instaurou procedimento extrajudicial em razão de representação da Associação Comunitária do Projeto de Assentamento Nova Barra Grande a fim de apurar o conflito fundiário na região. A área é de titularidade da União, razão pela qual o Ministério Público Federal requisitou à Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Piauí a realização de fiscalização no local, ainda pendente de execução.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo