Notícias

Acusado de matar Janaína tem julgamento marcado para agosto

Janaína Bezerra foi morta na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, no dia 28 de janeiro.

A juíza Maria Zilnar Coutinho Leal, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri da Comarca de Teresina, marcou para o dia 17 de agosto o julgamento do estudante de mestrado Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, pelo Tribunal do Júri pelo estupro e morte da estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, de 21 anos. O crime aconteceu no último mês de janeiro, dentro de uma sala da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Em despacho, do dia 4 de julho, a juíza Maria Zilnar designou para o dia 17 de agosto de 2023, às 8h30, o julgamento de Thiago Mayson pelo 1º Tribunal Popular do Júri.

Janaína Bezerra foi morta na madrugada do dia 28 de janeiro. Thiago Mayson foi preso no mesmo dia. Investigação realizada pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) indiciou o acusado por homicídio duplamente qualificado, incluindo feminicídio, além de estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

A audiência de instrução processual do caso ocorreu no dia 5 de abril deste ano. Na ocasião foram ouvidas testemunhas e o acusado. Depois o juiz Antônio Nollêto analisou as provas, e no dia 30 de maio foi publicado no Diário Oficial do Tribunal de Justiça a decisão do juiz para que o caso fosse levado a julgamento no Tribunal do Júri, mas a data do julgamento ainda não tinha sido definida.

Thiago Mayson segue preso desde o dia 28 de janeiro. O processo segue em segredo de justiça por se tratar de um caso envolvendo estupro.

O caso

O assassinato da estudante de jornalismo teve repercussão nacional e desencadeou debates e protestos sobre a violência de gênero e a insegurança no campus da Ufpi em Teresina. Ela foi morta e teve as vértebras do pescoço deslocadas após uma calourada na instituição de ensino. A investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) apontou que ela ainda foi vítima de estupro viva e depois assassinada. 

O acusado foi preso horas após o crime. Para a advogada dele, que preferiu não se identificar, Thiago Mayson nunca teve a intenção de matar Janaína. Academicamente, a comissão de sindicância da Ufpi concluiu pela expulsão do estudante de mestrado, o que ainda não aconteceu. 

Fonte: Cidade Verde 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo