Os 10 alimentos que ajudam a melhorar a visão; veja a lista
Da sardinha ao espinafre, veja a lista com as melhores opções para manter uma alimentação que corrobora para a saúde dos olhos.
No mundo, em torno de 1 bilhão de pessoas têm alguma deficiência visual, para perto ou longe, que poderia ter sido evitada ou ainda não foi tratada, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para além das cenouras, comumente conhecidas como boas para a saúde dos olhos, outros alimentos também podem cumprir esse importante papel na prevenção contra doenças e na melhora da visão.
Folhas verdes escuras
A nutricionista e colunista do GLOBO, Priscilla Primi, explica que as folhas verdes escuras, como o espinafre, agrião, rúcula, almeirão e a couve são ricas em vitamina A. Esta, que é a principal responsável pela córnea clara, a cobertura externa dos olhos, permite a visão em locais com pouca luz e também colabora na produção da melanina, pigmento protetor da visão.
— Na vitamina A está presente o componente chamada rodopsina, que é a proteína em nossos olhos responsável por fazer com que enxerguemos em ambientes com pouca iluminação — explica.
Além disso, as folhas verdes como couve e espinafre possuem carotenóides chamados luteína e zeaxantina. Ambos são vitais para a saúde ocular porque são depositados na mácula – a parte mais sensível da retina – que fornece a visão central nítida.
Peixes de água gelada
Os peixes encontrados em águas geladas, sardinha, atum e salmão selvagem apresentam ômega 3, um ácido graxo que é ligado a prevenção de doenças como carata e glaucoma. Além de serem benéficos para uma dieta balanceada.
Frutas cítricas, brócolis e couve de Bruxelas
As frutas cítricas, como laranja, limão e maracujá, assim como o brócolis e a couve de Bruxelascontêm a vitamina C. Ela é chave na produção do colágeno, uma proteína que dá estrutura à córnea, parte vital dos olhos. Sua outra função é proteger os olhos de doenças da retina com a sua ação antioxidante.
Carnes vermelhas e mariscos
Frutos do mar, como mariscos, bem como fígado e grãos integrais apresentam grande quantidade de cobre, já carne vermelha contêm zinco. Tanto o cobre quanto o zinco atuam diretamente na retina, a mantendo saudável.
Ovos, leite integral e nozes
A gema do ovo, sozinha, carrega em si as vitamina A, D, e ômega 3. O alimento é um grande aliado para a reposição desses nutrientes e também em uma alimentação saudável. Já o leite integral, rico em vitamina A, também corrobora para a saúde ocular.
— Vitamina A tem efeito antioxidante. Assim, ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeitos nocivos para as células e são os principais causadores de catarata, tumores, entre outros — complementa Primi.
A presença de nozes na alimentação promove um aumento da vitamina E, que atua diretamente como antioxidante, assim como a vitamina A. Juntas, elas promovem um reforço extra contra doenças e danos ao olhos.
Fonte: O Globo