Notícias

Coren interdita Unidade Básica Avançada de Saúde no Piauí

A decisão foi tomada após a fiscalização verificar que faltava profissionais de enfermagem no turno da noite e nos fins de semana.

O Conselho Regional de Enfermagem no Piauí (Coren-PI) decretou, na sexta-feira (14), a interdição ética das atividades dos serviços de enfermagem na Unidade Básica Avançada de Saúde no município de São João do Arraial, Norte do Piauí.

Entre as ilegalidades encontradas pela fiscalização do Coren-PI está a falta de profissionais de enfermagem no período noturno e nos finais de semana. Além de inadequações na estrutura e de equipamentos.

“A unidade não dispõe de enfermeiros em todos os turnos. De acordo com a lei, técnicos de Enfermagem não podem atuar sem a supervisão de um enfermeiro. Também verificamos inadequações estruturais e de equipamentos, o que compromete a qualidade dos serviços, colocando a população e os profissionais de Enfermagem em risco”, explicou o conselheiro Enf. Samuel Freitas, que acompanhou a interdição.

De acordo com o Coren-PI, a Interdição Ética dos serviços de observação e urgência aconteceu após fiscalização, notificação e abertura de procedimento de sindicância do órgão. Como as ilegalidades e irregularidades não foram resolvidas, a decisão foi de interditar.

O conselheiro Enf. Amado Bento explicou que na unidade funciona um núcleo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e que todas as consultas de Enfermagem, no âmbito da Atenção Básica, vão continuar funcionando na Unidade.

“A interdição é válida para os serviços de observação e de urgência. Essa medida é extrema, mas necessária. Fizemos todo o procedimento de notificação e cobrança das adequações, sem retorno. Nosso desejo é que tudo se normalize o mais rápido possível”, disse.

Segundo o Coren-PI, os pacientes que estavam internados ou sob cuidados da Enfermagem, antes da intervenção do conselho, continuam com a assistência assegurada.

Fonte: A10+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo