Notícias

Acidentes de moto: HUT registra aumento de atendimentos

Hospital alerta para importância do respeito às sinalizações, consumo indevido de bebidas alcoólicas e uso de equipamentos de segurança.

O número de atendimentos de motociclistas acidentados no trânsito aumentou 13% em Teresina no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O dado foi divulgado nesta quinta-feira (27), data em que se celebra o Dia do Motociclista.

De janeiro a junho deste ano, o hospital recebeu 4.861 vítimas de trânsito. Do total, 4.229 trafegavam em motocicletas. E cerca de 70% destas são homens entre 21 e 39 anos, lesionados principalmente em estruturas ósseas, com fraturas de membros (pernas, braços e quadril).

O médico e diretor geral do HUT, Anderson Dantas, informou que, nos casos mais complexos, estão os traumas cranianos e torácicos. “Quase metade desses pacientes apresentam lesões graves que exigem internação e cirurgias. Os traumas provocados lideram como principal causa individual de entradas”, informou.

O gestor espera que a data sirva como um alerta de que as motocicletas “continuam sendo as principais vilãs nas notificações de acidentes de trânsito em Teresina”.

“É importante que o motociclista entenda o quanto é necessário dirigir com cuidado e atenção, respeitando sinalizações, não pilotar se utilizado bebidas alcoólicas e não esquecer os equipamentos de segurança, a exemplo do capacete. As sequelas, além de físicas, também são emocionais”, completou.

O HUT é vinculado a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e presta atendimento 100% gratuito. É especializado no atendimento de casos de urgência e emergência de média e alta complexidade, além de referência em traumato-ortopedia, cirurgias da face e cirurgia geral.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo