Notícias

Receita Federal deflagra operação contra loja Rei do Tênis em Teresina

Dez lojas de produtos foram alvos da operação, e tiveram vários produtos falsificados apreendidos.


A Receita Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (10), uma operação contra lojas de importados em Teresina e apreendeu diversos produtos falsificados. Entre os alvos estão as lojas Rei do Tênis, Lima’s Atacado e IG Imports. O GP1 apurou que somente a loja Rei do Tênis teria causado prejuízo de aproximadamente R$ 4 milhões ao Tesouro.

A ação foi acompanhada por advogados de grandes marcas, como Nike, Adidas e Olympikus, e contou com apoio da Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e da Superintendência de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí.

Em entrevista ao GP1, o chefe da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal do Ceará, Piauí e Maranhão, Ivanilson de Castro, explicou que a operação foi deflagrada com intuito de retirar de circulação os produtos falsificados que, além de causar prejuízos ao erário, apresentam riscos ao próprio consumidor, pela qualidade duvidosa.

“Nós estamos combatendo o contrabando, o descaminho e a contrafação [produtos falsificados]. O contrabando no caso das mercadorias estrangeiras sujeitas a homologação da Anatel e do Inmetro, por exemplo, carregadores de celulares sem a homologação da Anatel que podem prejudicar a população no sentido de dar choque, explodir e dar queimaduras. Também equipamentos de som que emitem sinais de wi-fi e bluetooth, que também podem interferir em alguns equipamentos médicos, como, por exemplo, em marca-passo, e em equipamentos diversos. Esses produtos estrangeiros estando irregulares com a Anatel não podem adentrar o país”, explicou o representante da Receita Federal.

Ainda segundo Ivanilson de Castro, em uma das lojas foram encontradas cartelas de selos da Anatel falsificados, que eram colocados produtos falsos. “A população pode nos ajudar não consumindo esses produtos de origem duvidosa, por exemplo, carregadores de celulares tem que ter o selo da Anatel exposto, tem que estar à vista, a mesma coisa com os equipamentos de som que imitam marcas bem conhecidas e que constam ali o bluetooth, wi-fi, tem que ter o selo da Anatel exposto no produto, isso dá a garantia de que o produto foi homologado, ou seja, passou pelos critérios técnicos e de segurança para serem vendidos e irem para o mercado nacional”, completou.

O advogado da loja Rei do Tênis estava no momento da operação, mas não quis se manifestar.

Confira abaixo a relação das empresas alvos da operação:

Centro

Wang Freitas

MP Acessórios

Importex

Xião Variedades

LS, Variedades

Electro Capas

H&W Variedades

Zona norte

Rei do Tênis

Lima’s Atacado

Zona sudeste

IG Import

Fonte: GP1 // Fotos: GP1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo