Governo Federal reconhece situação de emergência em cidades do Piauí devido à seca
Além disso, o Governo do Piauí também decretou situação de emergência em 86 municípios do estado.
O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu a situação de emergência devido à seca nos municípios de Patos do Piauí e Vera Mendes, localizados do semiárido piauiense.
No Formulário de Informações do Desastre (FIDE), publicado na sexta-feira (11) no Diário Oficial da União, o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, também reconhece a situação em mais oito cidades do Nordeste, nos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Ceará.
Com o reconhecimento, os municípios piauienses poderão ser beneficiados com o repasse de recursos para o enfrentamento da seca, como na compra de cestas básicas, água e aluguel de caminhões-pipa.
Estiagem
Na quinta-feira (10), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT-PI), decretou situação de emergência em 86 municípios devido à estiagem. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, terá vigência de 180 dias.
Para a tomada desta decisão, o governo considerou o Monitor de Secas do Brasil, que apontou que parte do Piauí já se encontra em seca, caracterizando o momento atual como situação de “seca fraca e moderada”.
Conforme o documento, a Defesa Civil do Piauí será acionada para a adoção de medidas necessárias para a restauração da normalidade nessas cidades.
Segundo a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade), a estiagem é um período prolongado de baixa ou nenhuma chuva em que a perda de umidade do solo é maior do que a reposição de umidade.
Fonte: G1 Piauí