Notícias

Piauí já registrou mais de 3 mil focos de incêndio; número é o maior dos últimos 5 anos

Somente em agosto, o estado teve 1.466 focos de incêndio, sendo mais de 50% do registrado em todo o ano.

O Piauí foi o quinto estado com maior número de queimadas no país, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta quarta-feira (29). Até o mês de agosto, o estado registou 3.274 focos de incêndio, sendo que 1.466 aconteceram apenas neste mês.

A última vez que o estado conseguiu números tão alarmantes foi em 2018, quando foram registrados 3.909 focos. Em 2023, segundo dados do Inpe, agosto foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 54% das ocorrências.

O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.

Controle de incêndio no Sul do estado

O incêndio que destruiu mais de 7 mil hectares em Canto do Buriti, no Sul do Piauí, e chegou nas proximidades do Parque da Serra das Confusões foi controlado. Segundo Daniel Oliveira, secretário de meio ambiente, uma ação conjunta entre equipes que passaram por revezamentos noturnos conseguiram controlar o incêndio.

“Durante essa madrugada o fogo foi totalmente controlado, tanto na região da Santa Clara quanto nas proximidades ali dos parques, principalmente no Parque Serra das Confusões. Fizemos todo um trabalho com os brigadistas, Corpo de Bombeiros e outras instituições. Podemos comunicar que o fogo foi totalmente controlado naquela região”, afirmou.

Canal de atendimento

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.

Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo