Incêndio que atingiu Domingos Mourão para Pedro II é controlado
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Pedro II, o fogo chegou até a comunidade Caranguejo, mas foi controlado antes de atingir a área de residências.
Foco de incêndio que durava cinco dias e ameaçou casas de comunidade rural de Pedro II, Norte do Piauí, foi controlado na manhã desta quarta-feira (6). Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Braga, o fogo chegou até a comunidade Caranguejo, mas não a atingiu nenhuma residência.
“O fogo foi controlado ainda na manhã desta quarta, por volta das 5h, já estava totalmente sem perigo algum. O fogo chegou até a comunidade Caranguejo, mas não atingiu nenhuma residência ou apresentou perigo a população”, afirmou.
O fogo se iniciou na sexta-feira (1º) em Domingos Mourão e se alastrou e até a comunidade Caranguejo, Zona Rural de Pedro II.
Para a contenção do fogo, um gabinete de crises foi criado e uma equipe do Corpo de Bombeiros de Piripiri foi enviada para ajuda na operação. As dimensões de destruição do fogo ainda não podem ser mesuradas.
Piauí já registrou mais de 3 mil focos de incêndio
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o mês de agosto, o estado do Piauí registou 3.274 focos de incêndio. A última vez que o estado conseguiu números tão alarmantes foi em 2018, quando foram registrados 3.909 focos.
Em 2023, segundo dados do Inpe, agosto foi o mês que mais registrou queimadas em todo o ano, somente neste mês foram registrados 54% das ocorrências.
O Piauí enfrenta o início do período mais quente do ano. Nos últimos dias de agosto e início de setembro, quase todo o estado tem registado níveis baixos de umidade do ar. Com o aumento do calor, sobe também a força dos ventos, que também contribuem para os casos de incêndio.
Canal de atendimento
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) disponibilizou um canal de atendimento para casos de incêndios florestais descontrolados e fogo criminoso.
Em caso de denúncias, o canal disponibilizado pela Semarh é: (86) 9 9421-6693
Fonte: G1 Piauí