MP recorre de decisão que mandou soltar filho de juiz acusado de tráfico no Piauí
O promotor expõe conversas entre Ivan Freire Gomes e um indivíduo, identificado como “Lorin” entre outras pessoas apontadas como clientes
O promotor de Justiça da 4ª Promotoria de Justiça de Piripiri, José Hamilton Bezerra, ingressou com apelação contra a decisão da Justiça que colocou em liberdade Ivan Freire Gomes, 24 anos, filho de um magistrado piauiense. O acusado havia sido preso pela Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecente em abril deste ano.
Na decisão proferida o juiz da 1ª Comarca de Piripiri, Sandro Francisco Rodrigues, desclassificou o crime de tráfico de drogas ao entender que não se comprovou que os produtos apreendidos eram destinados à venda.
Na apelação, o Ministério Público (MPPI), afirmou que a prova dos autos foi farta para comprovar que “grande quantidade de droga encontrada nas casas do denunciado não era destinada apenas ao consumo pessoal”. O promotor também considerou que Ivan Freire Gomes foi denunciado não pela conduta de vender ou negociar, mas por guardar, para a venda.
“Muitas foram as contradições do interrogatório do réu. Como mencionado, ele não soube explicar de forma convincente o porquê de manter tanto dinheiro em espécie em casa a despeito de ter outros valores depositados em instituição financeira. Falou também que começou o plantio da cannabis em outubro de 2020. Todavia, ele já era investigado antes disso”, escreveu.
ERA CHAMADO “O MISTER”
No documento, o promotor expõe conversas entre Ivan Freire Gomes e um indivíduo, identificado como “Lorin” entre outras pessoas apontadas como clientes. O material foi apresentado como prova do crime pelo inquérito policial, mas havia sido desconsiderado pelo magistrado. Para o MP, a troca de mensagens deixa evidente a “traficância, na medida em que o réu afirmava que cultivava maconha, bem como por quanto vendia a droga e que tinha amigos que vendiam”
O relatório produzido pela Polícia apontou que o filho do juiz recebeu de amigos o apelido de “O Mister” do cultivo da cannabis no Piauí. Em outras conversas é exposto que Ivan Freire Gomes afirma para Lorin que “arranja” o melhor que pode fazendo referência, pelo contexto dos diálogos, às variedades da cannabis e ao material de cultivo.