Notícias

“Médicos bombeiam com as mãos até suspiro final”, diz diretor do HU-UFPI

Pacientes totalmente viáveis estão morrendo em uma espécie de eutanásia, devido a falta de oxigênio

O médico Paulo Márcio, diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), disse que em Manaus (AM), os pacientes vítimas de Covid-19 estão sendo sedados com morfina até a morte. 

Segundo ele, não há mais nenhum cilindro com oxigênio e os médicos e enfermeiros se revezam para bombear manualmente o ar nos pulmões dos pacientes, até que eles morram definitivamente. 

“Não há mais oxigênio na cidade de Manaus definitivamente. Os médicos e enfermeiros estão se reversando para ambuzar os doentes. A maioria deles viáveis e que estão sendo sedados com morfina e outros sedativos até o suspiro final, como forma de eutanásia”, disse o médico.

Ainda nesta sexta-feira (15), o HU no Piauí irá receber nove pacientes vindos do Amazonas. Além deles, cinco médicos acompanham a comitiva que se desloca em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Cerca de 300 pacientes serão transportados para seis estados brasileiros. O sistema de saúde público e particular de Manaus está estrangulado.

Na tarde de ontem (14), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, encaminhou 45 mil EPIs e 30 mil testes rápidos da Covid-19 ao Estado do Amazonas. 

Leia mais: Piauí cede EPIs e 30 mil testes da Covid-19 para Manaus

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo