Notícias

Teresina bate recorde do ano após atingir 40,2 ºC, segundo Inmet

Segundo a climatologista Sara Cardoso, as altas temperaturas registradas no estado não têm relação com nenhuma onda de calor e sim com o B-R-Ó bró, período mais quente do ano.


Oeiras, no Sul do Piauí, registrou a maior temperatura da história na tarde desta segunda-feira (25), desde o início das medições, com 42,4°C. A última vez que a cidade teve temperatura tão alta foi em 2016. No mesmo dia, Teresina bateu o recorde do ano com 40,2 ºC.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).

Ao g1, a climatologista Sara Cardoso explicou que várias cidades do Piauí podem atingir temperaturas entre 40 e 42 ºC ainda esta semana. Segundo ela, as altas temperaturas registradas no estado não têm relação com nenhuma onda de calor e sim com o B-R-Ó bró, período mais quente do ano que abrange dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

“Não causamos alarmismo, pois as nossas temperaturas não têm relação com nenhuma onda de calor e sim com o B-R-Ó bró, é normal. Temos uma previsão que essa semana, a gente fique em temperaturas entre 40 e 42 graus”, declarou.

A especialista informou que as altas temperaturas já eram esperadas e que grande parte disso se dá pela ativação do fenômeno El Ninõ e pelas mudanças climáticas que já afetam o planeta há 60 anos.

Sara Cardoso destacou que os municípios localizados nas mesorregiões Sudeste e Sudoeste do Piauí são os mais afetados com as temperaturas mais altas. A climatologista ressaltou que as temperaturas mais elevadas são registradas entre 15h e 16h.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo