Bombeiros registram 15 incêndios durante final de semana
Entre os casos estão incêndios florestais e urbanos.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram vários incêndio em Teresina durante o ultimo final de semana. Internautas registraram imagens de queimadas no bairro Parque Sul, no final da tarde deste domingo (29), e no bairro Ininga, no sábado (28), ambos em terrenos sem construções.
Segundo assessoria do Corpo de Bombeiros, ao todo foram registradas 15 ocorrências de incêndio atendidas apenas em Teresina. Altas temperaturas e baixa umidade podem estar diretamente relacionadas ao aumento de casos.
Inclusive, no ultimo sábado (28) treze cidades do Piauí registraram as maiores temperaturas do país, a maioria com mais de 40 °C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Terrenos baldios
Mais de 80% dos incêndios que ocorrem na zona urbana dos municípios piauienses são em terrenos baldios, segundo o Corpo de Bombeiros. Em entrevista ao Cidadeverde.com, o subcomandante da corporação, coronel José Veloso, explicou que esse é um problema complexo já que esses locais ficam abandonados e sem cuidados.
“O terreno que pega fogo, o dono não mora dele, o dono não cuida dele e os incomodados, as vítimas em potencial que sofrem maior prejuízo são os vizinhos e os vizinhos que acabam tendo que cuidar e se preocupar. Esses terrenos baldios geralmente vira deposito de lixo, a vegetação cresce e ele se transforma também em esconderijos para práticas criminosas”, explicou.
O subcomandante destacou também que em alguns casos, os próprios vizinhos fazem queimadas nesses espaços para queimar o lixo acumulado e tirar a vegetação.
“Então tem um problema de segurança pública, o esconderijo, saúde pública, o lixo e a própria vizinhança que para se livrar desse problema toca e vem o fogo como solução e como problema”, acrescentou.
Quando há a ocorrência de fogo em terrenos baldios, o coronel José Veloso informa que a primeira atitude a ser tomada e ligar para os bombeiros no telefone 193 e em seguida remover objetos e automóveis que estejam próximos ao incêndio.
“Em caso de incêndio é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e tentar afastar todo o material que pode pegar fogo dentro da zona de risco. A radiação emitida pelas chamas pode expandir o fogo por cinco a dez metros, então é tirar carros, motos, madeira, objetos fáceis de queimar, que estão próximo do fogo”, ressaltou.
Já para evitar que o incêndio não se aproxime das residências, a solução é fazer um aceiro, que são faixas ao longo de cercas ou muros onde a vegetação é completamente eliminada da superfície do solo.
“O melhor cenário e fazer esse aceiro, essa limpeza no terreno, porque às vezes os vizinhos jogam o lixo do lado do terreno e o lixo é inflamável, então fazer de três a quatro metros de limpeza do terreno”, finalizou o subcomandante do Corpo de Bombeiros.