Assembleia define calendário para escolha de novo conselheiro do TCE-PI
De acordo com o calendário, as inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 13, e seguem até 27 de agosto
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta segunda-feira (09) e definiu o calendário para a realização da eleição que irá escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). A sessão que vai marcar a sabatina dos candidatos e a escolha do nome que substituirá Luciano Nunes (aposentado desde o início de julho) acontecerá no dia 16 de setembro.
Ainda de acordo com o calendário, as inscrições começam na próxima sexta-feira, dia 13, e seguem até 27 de agosto. Já no dia 13 de setembro acontece a divulgação da relação dos candidatos aptos à sabatina.
Confira o calendário:
13 a 27 /08 – prazo para inscrições
03/09 – até 12h divulgação dos pedidos de inscrição
03 a 09/ 09 – apresentação dos recursos referentes às inscrições
13/09 – divulgação da relação dos candidatos aptos à sabatina
16/09 – sessão especial para arguição dos candidatos
A reunião da manhã desta segunda foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themistocles Filho(MDB), e também contou com a presença dos deputados Flora Izabel (PT), Júlio Arcoverde (Progressistas), Evaldo Gomes (Solidariedade), Oliveira Neto (Cidadania), João Madison (MDB), José Santana (MDB) e Coronel Carlos Augusto (PL).
Nomes na disputa
Pelo menos cinco nomes se colocam na disputa pela vaga de conselheiro do TCE, são eles: Flora Izabel(PT), Ziza Carvalho(PT), Flávio Nogueira Júnior (PDT), José Santana (MDB) e Wilson Brandão(Progressistas).
Nos bastidores, a informação é de que o governador Wellington Dias(PT) trabalha por um consenso sobre um único nome de sua base aliada para a disputa.
Critérios
Pelo regimento interno do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, pode assumir a vaga de conselheiro qualquer cidadão que tenha:
- Idade entre 35 e 65 anos
- Idoneidade moral e reputação ilibada
- Notório saber jurídico, contábil, econômico e financeiro, ou de administração pública;
- Mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional