Prefeitos aliados de Ciro Nogueira descumprirão decreto
População de Picos e Floriano estará à mercê do vírus que deve ter um salto de casos no mês de fevereiro, segundo a FMS de Teresina
As prefeituras de Picos e Floriano, cidades ao Sul do Piauí, informaram que não irão seguir o decreto estadual publicado pelo Governo visando conter a proliferação da Covid-19.
Os prefeitos, Joel Rodrigues (Floriano) e Gil Paraibano (Picos), ambos do Progressistas e ligados ao senador Ciro Nogueira, descumprem as medidas, única e exclusivamente para contrariar o Governo do Estado visando questões políticas.
Em Picos, o prefeito Gil Paraibano disse que “o comércio em geral poderá funcionar desde que cumpra protocolos sanitários das vigilâncias sanitárias, especialmente distanciamento social e o uso obrigatório das máscaras e álcool 70%”.
Saiba mais: Governo do Piauí adota novas medidas para conter a Covid-19
Já em Floriano, “o horário de funcionamento do comércio local, bem como do shopping center permanece inalterado”, diz trecho do decreto.
Contudo, em Floriano, eventos carnavalescos estão suspensos.
Recentemente, a Prefeitura de Parnaíba, comandada pelo prefeito Mão Santa (DEM), aliado de Ciro Nogueira, se contrapôs também a um decreto estadual. A questão foi judicializada e a prefeitura teve de seguir as recomendações impostas.
Teresina segue mal exemplo
Em Teresina, o prefeito Dr. Pessoa também não vai seguir o decreto estadual e vai impor alterações. Entre elas, nos horários de funcionamento do comércio e shoppings, além de permitir festas e música ao vivo em bares e restaurantes.
Leia também: Dr. Pessoa diz que vai flexibilizar decreto e garantir música ao vivo nos bares e restaurantes
A flexibilização veio após uma forte pressão da classe artística e empresarial. Músicos, cantores e donos de bares e restaurantes bloquearam a Avenida Frei Serafim, nesta quinta-feira (28), protestando contra o decreto governamental. Eles foram recebidos pelo prefeito Dr. Pessoa e pelo vice-prefeito Robert Rios.
Leia ainda: Artistas e empresários bloqueiam Frei Serafim em protesto contra decreto
Onda severa em fevereiro
O decreto publicado pelo Governo do Estado visa somente barrar a proliferação do vírus, mediante a grande quantidade de leitos ocupados em hospitais públicos e particulares do Piauí.
De acordo com os órgãos de saúde, o mês de fevereiro será um dos piores em relação ao número de casos desta pandemia. A expectativa, caso a média de infectados continue a crescer, é de que já no começo de fevereiro, o sistema de saúde do Estado e da capital Teresina, entre em colapso.
Veja ainda: PM sofre tentativa de agressão após acusação de racismo durante manifestação