Menos de 100 leitos de UTI Covid-19 estão ocupados no Piauí
Segundo os dados, 26,1% de leitos clínicos (144 pacientes), 35,9% de leitos de UTI e 29,7% de leitos de estabilização (19 internados) estão ocupados com pacientes acometidos pelo coronavírus
O boletim epidemiológico de ocupação de leitos Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi), registrou uma das menores taxa de ocupação de ocupação de leitos de UTI no Piauí, desde o início do pico da pandemia. De acordo com o documento, na última terça-feira (17), 94 pacientes estavam internados em uma UTI, o que corresponde a 34,66% do total de leitos com respiradores (UTI e estabilização).
Segundo os dados, 26,1% de leitos clínicos (144 pacientes), 35,9% de leitos de UTI e 29,7% de leitos de estabilização (19 internados) estão ocupados com pacientes acometidos pelo coronavírus. “Esses números são reflexos de todas as medidas de restrições, que estão fazendo efeitos ao longo desse período de pandemia e ao avanço da vacinação em nosso estado e que leva a queda de todos esses indicadores”, destaca do superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares.
As unidades de saúde com menor taxa de ocupação de leitos com respiradores, no interior do Piauí, são o Hospital Deolindo Couto (10%), em Oeiras – com apenas um leito ocupado, dos dez instalados; Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (16%), em Parnaíba – onde quatro dos seus 25 leitos de UTI estão com pacientes e o Hospital Regional Senador Candido Ferraz (20%), em São Raimundo Nonato, que dos dez leitos existentes na unidade, dois recebem pacientes com a Covid-19.
Em relação aos números dos hospitais da capital Teresina, o Hospital Getúlio Vargas encontra-se com 17,9% de ocupação de leitos de UTI – das 28 unidades instaladas, cinco recebem pacientes no momento. Em seguida, está a Maternidade Dona Evangelina Rosa com 25% – são três UTIs ocupadas, das 17 existentes e o Hospital Universitário Universidade Federal do Piauí (HU) com 30%; dos seus 20 leitos, seis estão com pacientes.
“Devemos lembrar a população que mesmo com a queda nesses índices a pandemia ainda não acabou e precisamos ficar em alerta e continuar com as medidas higiênicosanitárias como uso de máscara, evitar aglomerações e procurar as unidades de saúde no dia estabelecido para a sua vacinação”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Os hospitais com a maior taxa de ocupação de leitos de UTI, de acordo com os dados do boletim, são: Hospital Regional Tibério Nunes (85%), em Floriano, Hospital Regional Justino Luz (62,5%), em Picos e Hospital de Doenças Tropicais Natan Portella (40%), em Teresina.
Outro número que também está apresentando queda no estado do Piauí é a taxa de positividade da doença, em junho era de 40% e no mês de agosto está em 16%, como explica o superintendente. “Isso quer dizer que a cada cem exames realizados pelo Lacen, 16 pessoas estão positivas para a Covid-19. Isso é muito bom. Porém, o COE já está em alerta para a variante Delta que circula pelo país e mantendo todas as medidas de vigilância em atenção, pois infelizmente a pandemia ainda não acabou”, disse.