Notícias

Prefeito de Teresina nomeia novo presidente da Fundação Municipal de Saúde

Mudança foi divulgada em decreto publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (9).

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Podemos) exonerou mais um presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) da capital e nomeou o 4º gestor em menos de quatro anos. A nomeação foi divulgada em decreto, publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira (9).

A mudança ocorre em meio à crise que o órgão enfrenta, com vereadores pedindo auditoria nas contas, descontentamento dos servidores com alteração do dia de pagamento e até corte de energia em prédio administrativo por contas em atraso.

O cargo era, até então, ocupado pelo terceiro gestor, o procurador do município Ari Ricardo da Rocha, que assumiu o posto em maio de 2023, deixando de ser o procurador-geral do município.

Assume agora o médico Italo Costa Sales, que estava no cargo de diretor do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que será ocupado pelo médico Élio Rodrigues Da Silva.

As trocas de gestores não são novidade na atual administração municipal. Recentemente, o prefeito nomeou Giliane Keline Melo Mariano para retornar ao cargo de chefe de Gerência Executiva Financeira da FMS, posto do qual ela havia sido exonerada em 2022.

O presidente do Tribunal de Contas, Kennedy Barros, afirmou que o órgão passará por uma auditoria, que terá um prazo para conclusão entre 15 e 30 dias e abordará especificamente um dos mais graves episódios da crise: a retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) devido a atrasos no pagamento.

Contudo, está prevista uma audiência pública após o Carnaval, na qual serão discutidos os demais problemas na saúde pública, com participação de diretores de unidades de saúde, gestores e da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo