O ANTAGONISTA – A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União, deflagrou há pouco a Operação Lectus, destinada a apurar desvios de recursos federais para o combate à pandemia no Rio Grande do Norte.
Cerca de 50 policiais federais cumprem 10 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal/RN e Mossoró/RN, em João Pessoa/PB e Bayeux/PB, além de duas medidas cautelares de afastamento de cargo público.
A operação decorre de inquérito policial instaurado em setembro de 2020, com base em auditoria da CGU, que “identificou direcionamento da contratação de empresa para fornecimento de leitos de UTI para o Hospital Cel. Pedro Germano, ausência de capacidade técnica e operacional da empresa contratada e indícios de desvios”.
“Restou demonstrada a existência de uma associação criminosa que direcionou duas contratações de leitos de UTI, no Hospital Cel. Pedro Germano e no Hospital João Machado, tendo por objetivo o desvio de recursos públicos federais destinados ao tratamento da Covid-19 que foram repassados ao estado do Rio Grande do Norte”, diz a PF.
Os investigados poderão responder por fraudes nas duas dispensas de licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro.