Deputados vão enfrentar nomes técnicos na disputa por vaga no TCE-PI
O futuro conselheiro será escolhido por meio de voto secreto pelos deputados no dia 16 de setembro
Encerrou nesta sexta-feira (27) o prazo para registro de candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Ao todo, nove candidatos se inscreveram para disputar a vaga, sendo quatro deputados estaduais e cinco nomes da sociedade civil, que são considerados como perfis “técnicos”.
Os parlamentares vão enfrentar dois advogados, um contador que é servidor do Tribunal de Justiça do Piauí, o procurador-geral do Município de Teresina e um auditor concursado do TCE-PI. Desde a vacância do cargo, que se deu após a aposentadoria de Luciano Nunes, um movimento nas redes sociais passou a defender que o nome escolhido não seja um deputado, e sim um nome com perfil técnico, tendo em vista a importância dos trabalhos exercidos por um conselheiro.
O futuro conselheiro será escolhido pelos deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) no próximo dia 16 de setembro, por meio de voto secreto.
Se candidataram ao cargo os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior (PDT), Zé Santana (MDB), Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), os advogados Nayara Negreiros e Thiago Normando, o contador Roosevelt Figueiredo, o procurador-geral do Município de Teresina, Ricardo Teixeira e o auditor do TCE, José de Jesus Cardoso.
Deputados
Além do recém-aposentado Luciano Nunes, a maioria dos conselheiros são ex-deputados estaduais. A atual presidente do órgão, Lílian Martins, foi deputada entre 2007 e 2012 pelo PSB. O conselheiro Kleber Eulálio também foi deputado estadual entre os anos de 1983 a 2012 e prefeito de Picos entre 2013 a 2016.