Atendendo solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais – Senappen, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Secretaria da Segurança Pública do Piauí – SSP-PI, enviou equipes do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organização da Polícia Civil – Draco/PC-PI, e Batalhão Especial de Policiamento do Interior da Polícia Militar – BEPI/PM-PI, para auxiliar nas buscas de recaptura de presos que fugiram da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Foram enviados policiais com expertise e treinamento especializado para atuar na área de mato e recaptura de criminosos e presos. O trabalho em conjunto entre a SSP-PI e a Senappen acontece desde o ano passando, quando a Secretaria Nacional encaminhou policiais penais para atuarem em conjunto com o Draco-PI no combate às organizações criminosas no Piauí.
Entenda o caso
Dois presos que fugiram da penitenciária federal de Mossoró (RN) escaparam pela luminária da cela e tiveram acesso a ferramentas usadas na reforma pela qual a unidade passa. Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, uma “série de fatores” levaram à fuga de Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33, como falhas de construção da estrutura prisional e falta de funcionamento de câmeras e lâmpadas.