Trecho da Av. Camilo Filho é interditado por dez dias para obras de drenagem
No trecho será instalada manilhas para passagem de água do riacho Itararé que transborda na avenida nesse período de chuvas intensas.
Um trecho da avenida Camilo Filho, na Zona Leste de Teresina, foi interditado na manhã desta quinta-feira (22), por 10 dias para obras de drenagem na via. Segundo o diretor da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), a obra acontece para instalação de manilhas para passagem do riacho Itararé, que transborda na via em período de chuvas intensas.
“Vamos colocar duas manilhas de um metro cada, transversal, nesse trecho, um bueiro duplo. Isso vai mais do que dobrar a capacidade de escoamento, para que esse trecho não alague mais”, explicou Edmilson Ferreira, diretor da Eturb.
A avenida Camilo Filho liga a BR-346 ao bairro Usina Santana, é uma importante via que dá acesso da Zona Leste à Zona Sudeste da capital. A interdição ocorre nas duas faixas da avenida.
Imagens registradas na quarta-feira (21) mostra o trecho alagado e motoristas e pedestres se arriscando para atravessar a via. Segundo o professor e geógrafo Rafael J. Marques, o riacho é um dos principais e maior bacia urbana de Teresina. Ele nasce na zona rural da capital e deságua no rio Poti.
“O riacho Itararé corre praticamente o ano todo, e forma bem superficial e não visível, quase intermitentemente. No entanto, sempre que ele receber carga hídrica, de chuvas, ele transborda”, explicou.
Conforme o direto Edmilson a obra deve durar 10 dias se não ocorreram grandes volumes chuva que atrapalhem o trabalho da Eturb.