Vacinação contra raiva na zona rural acontece no sábado (24)
No sábado seguinte, dia 2 de março, a vacinação acontece nas localidades rurais a Sul e Sudeste da capital. Os donos de animais que perderem a campanha podem levar seus animais até a Gerência de Zoonoses para receber a vacina.
Neste sábado (24), a vacinação de cachorros e gatos contra a raiva vai acontecer nas localidades rurais a Norte e a Leste de Teresina. No sábado seguinte, dia 2 de março, a vacinação acontece nas localidades rurais a Sul e Sudeste da capital. Os vacinadores vão nas propriedades vacinar os animais.
A vacinação de cães e gatos é prevenção fundamental contra vírus da raiva. Para proteger a todos, os tutores de cães e gatos devem manter os animais vacinados. O vírus, que pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas, tem letalidade de quase 100%.
Os donos de animais que perderam a campanha quando passou por sua zona, podem levar seus animais de estimação até a Gerência de Zoonoses em qualquer dia do ano. A Gerência de Zoonozes fica na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro. zona Norte.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vacinou 132.673 cães e gatos contra a raiva na zona urbana de Teresina, sendo 91.027 cães e 41.646 gatos. A campanha de vacinação antirrábica na zona urbana foi realizada em duas etapas, dias 2 e 9 de dezembro.
Vírus da raiva
A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Quase 100% dos pacientes contaminados vão a óbito. O vírus causador da doença acomete o sistema nervoso central do infectado, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) que geralmente evolui rapidamente.
Em caso de possível exposição ao vírus da raiva, é imprescindível a limpeza do ferimento com água corrente e sabão. A pessoa infectada pela raiva precisa procurar atendimento médico para tomar a vacina e soro logo após o incidente. A vacina não tem contraindicação.
Não são só os cachorros que transmitem a raiva. Qualquer mamífero pode transmitir a doença: gato, vaca, cavalo, coelho, morcego.