Piripiri recebe, pela primeira vez, o Orçamento Participativo (OPA)
O programa levará um investimento de R$ 5 milhões em obras e serviços para os piripirienses.
Piripiri recebeu as equipes das secretarias das Relações Sociais (Seres) e do Planejamento (Seplan) para o Lançamento do Programa de Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025, no sábado (02). O investimento para o município será da ordem de R$ 5 milhões.
Entidades e comunidade em geral estiveram presentes para o lançamento do programa, que é realizado no município pela primeira vez. “É uma satisfação receber o OPA em Piripiri. Fui no lançamento, em Teresina, e vi que é um projeto em que podemos confiar, que tem credibilidade”, disse Francisco Carlos, vice-presidente da Associação Quilombola Vaquejador.
O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, falou sobre a participação positiva das associações do município logo nos primeiros dias de inscrição. “O orçamento participativo já é realidade em Piripiri. Ontem, em balanço feito pela equipe do OPA, foram 19 associações inscritas. É a sociedade mobilizada e já inscrevendo suas demandas no programa”, destaca.
A secretária da Seres, Núbia Lopes, comemorou a grande adesão ao programa. “O levantamento do número de inscrições mostra que a sociedade do município, tanto da zona urbana quanto da zona rural daqui de Piripiri, está mobilizada. E essa foi apenas a primeira semana! A gente ainda vai até o dia 27 de março com as inscrições”, ressalta.
O cadastramento das entidades vai até o dia 27 de março e as inscrições devem ser feitas através do Portal OPA. Qualquer dúvida sobre o cadastramento poderá ser tirada nos pontos de atendimento ou através do suporte OPA. Em Piripiri, a sala de atendimento fica localizada na Sede da Secretaria de Fazenda (Rua Santos Dumont, 599, Centro).
As propostas devem abranger obras prioritárias nas áreas de educação, segurança e justiça, assistência social, mobilidade urbana, cultura, esporte, lazer e agricultura. Uma novidade desta edição é a implementação dos recursos voltados para a zona rural, com foco no apoio produtivo.