Notícias

SSP-Piauí realiza maior devolução de celulares do país

Ao todo, mil celulares estão disponíveis para serem devolvidos aos seus proprietários. Ação é resultado do foco no combate ao crime de roubo, furto e receptação de aparelhos eletrônicos no estado.

A cuidadora de idosos Daniele Pereira da Silva recuperou dois celulares roubados em um assalto há cerca de dois anos. A devolução aconteceu após ela ser notificada para comparecer à restituição de aparelhos da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), nesta quarta-feira (6), em Teresina.

Ao todo, 1.009 celulares estão disponíveis para serem devolvidos aos seus proprietários (veja a lista ao fim da reportagem). Segundo a SSP-PI a ação se trata da maior devolução do país e é resultado do foco no combate ao crime de roubo, furto e receptação de aparelhos eletrônicos no estado.

Daniele relembrou como teve os aparelhos tomados por assaltantes. “Estava na rua quando me derrubaram da moto e roubaram. Quando recebi a intimação, dois anos após o roubo, nem acreditei, só quando cheguei aqui. Não estava com esperanças de recuperar um e consegui os dois hoje”, disse.

Outra vítima de assalto que conseguiu recuperar o celular roubado foi o técnico em refrigeração Marcos Alexandre, de 36 anos, que trabalhava como delivery roubaram seu aparelho, em maio de 2022.

Técnico em refrigeração recuperou aparelho roubado em maio de 2022 — Foto: Sthefany Prado/g1

“Durante uma entrega, na frente da casa do cliente, fui abordado por criminosos e roubado. Eles levaram o celular e o dinheiro. Foi uma perda muito grande, pois eu tinha comprado há menos de um mês, estava novinho. Não esperava que iria conseguir depois de todo esse tempo”, declarou.

O diretor de inteligência da Polícia Civil do Piauí (PCPI), delegado Yan Brayner, afirmou que o celular de Daniele e Marcos Alexandre estavam entre aparelhos obtidos em blitzen, intimação de pessoas em posse de celulares com restrição e em operações de combate a venda de aparelhos roubados ou furtados.

“Em blitz, a gente passou a verificar se o condutor estava em posse de celular com restrição de roubo e furto. Criamos também intimações de todos que estão em posse de um aparelho com restrição de roubo e furto para comparecerem na SSP para entregar os aparelhos”, disse.

“Conseguimos aparelhos através das operações que a gente busca a responsabilização criminal do logístico que comercializa o produto roubado ou furtado e aí a gente acaba quebrando essa cadeia do furto até a receptação e de outros crimes, como roubo de celular”, completou o delegado.

Comerciante teve o celular furtado na porta de casa, em abril de 2022, e recuperou nesta quarta — Foto: Sthefany Prado/g1

A comerciante Ivonete Gomes de Oliveira, de 58 anos, teve o celular furtado na porta de casa, em abril de 2022, e passou a utilizar um celular simples, que, no momento, está apresentando falhas.

“Estava até agora com um celular bem simples, que já está me causando problemas. Estou muito feliz de ter conseguido recuperar o antigo agora, em um momento que estou precisando”, comemorou.

Ela relembrou de quando o aparelho foi furtado. “Meu irmão estava na porta de casa bebendo e quando percebeu já haviam levado o meu celular. Já era tarde da noite e por isso não fomos atrás, mas registrei o boletim de ocorrência”, disse.

Importância do Boletim de Ocorrência (B.O.)

Yan Brayner ressaltou que para as vítimas serem restituídas é primordial que o furto ou roubo do celular seja registrado em boletim de ocorrência. “É muito relevante para possibilitar que a polícia localize o aparelho. É importante que a vítima indique o IMEI e deixe um contato no boletim para que a gente possa entrar em contato quando a recuperação desse dispositivo ocorrer”, explicou.

“Se a vítima não vem a comunicar formalmente para as autoridades responsáveis que foi vítima de roubo e furto, certamente esse aparelho não lhe é restituído”, completou diretor de inteligência da PCPI.

Devolução dos aparelhos

A devolução dos aparelhos acontece na sede da secretaria, localizada na Rua Walfran Batista, 91, bairro São Cristóvão, Zona Leste da capital.

Os proprietários listados no edital de restituição devem comparecer ao local com documento de identificação, nota fiscal, caixa do aparelho e boletim de ocorrência referente ao furto ou roubo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo