Notícias

Casa da Mulher Brasileira é inaugurada em Teresina

A ministra das Mulheres Cida Gonçalves também falou sobre a importância da Casa na capital piauiense.

A capital do Piauí ganhou um espaço dedicado ao apoio integral às mulheres em situação de violência: a Casa da Mulher Brasileira de Teresina foi inaugurada nesta sexta-feira (08), no Dia Internacional da Mulher. Com uma mensagem da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva e da Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o espaço foi entregue como mais um avanço na rede de proteção às mulheres.

Foto: A10+

Não podendo estar presente durante a inauguração, Janja e Cida Gonçalves deixaram mensagem virtualmente em uma transmissão ao vivo. A Ministra parabenizou a cidade e deu detalhes acerca do compromisso do Governo Federal no combate à violência de gênero. 

“O compromisso que nós assumimos em 8 de março de 2023 de construir de 40 novas casas da Mulher Brasileira neste país e é a segunda que nós estamos entregando, em uma parceria constante com a prefeitura, com o Governo do Estado, com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Quero dizer, que efetivamente, a Casa apresenta resultados. São mais de 9 serviços. No ano de 2023 atendemos mais de 200 mil mulheres no país. Isso é um resultado que garante que as mulheres confiem nesse serviço, que acreditem nesse trabalho e que Teresina vai ganhar um grande instrumento para enfrentar a violência, prevenir a violência e evitar o feminicídio”, explicou a Cida. 

A primeira-dama do Brasil desejou uma boa inauguração e enalteceu a importância do equipamento para a sociedade local. Em nome do presidente Lula, Janja deixou um abraço para a capital do Piauí e para as mulheres que serão atendidas nos mais diversos serviços. 

Foto: A10+

“Um beijo e um abraço para todas as mulheres que estão aí hoje acompanhando mais uma entrega do Governo Federal, do Ministério das Mulheres, a Casa da Mulher Brasileira. Queria deixar o meu abraço afetuoso a todas as mulheres nesse dia de hoje aí em Teresina, nesta cidade que a gente tanto gosta. Meu amigo Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social e eu acho que esse é um momento simbólico, para mais uma entrega da Casa da Mulher Brasileira. Dizer que esse é um espaço de acolhimento para todas as mulheres. É isso que a gente quer, que elas se sintam nesse dia, acolhidas. Queria deixar para vocês o meu abraço; a gente não pôde estar aí pessoalmente, mas a gente daqui de Brasília, do Planalto Central, mando o meu abraço, do presidente Lula, para todas as mulheres que estão aí hoje. Tenho certeza que esse vai ser um equipamento muito importante. Que a gente consiga que muitas mulheres sejam atendidas com os diferentes serviços da casas da mulher brasileira”, completa Janja. 

O objetivo da Casa da Mulher Brasileira é permitir que as mulheres possam ter um atendimento psicossocial humanizado e que todo o processo seja resolvido no mesmo espaço. Além disso, visa garantir proteção integral e promover a autonomia econômica das mulheres. O local oferecerá dezenas de serviços para as atendidas, segundo  Zenaide Lustosa, secretária Estadual das Mulheres do Governo do Piauí.

“Na casa nós teremos uma delegacia especializada, que vai fazer boletins de ocorrência. Nós vamos ter atendimento psicossocial que funciona 24 horas. Aqui vai estar a Defensoria Pública, a Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha. O Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Então todos os órgãos que compõem essa rede de enfrentamento e atendimento a essas mulheres em situação de violência, vão estar dentro da casa. Então você que sofreu violência e chegando dentro da casa, você vai ter um atendimento, vai ter uma triagem e vai lhe direcionar dentro da casa para o atendimento”, afirma.

Serão oferecidos os seguintes serviços:

  • Delegacia Especializada
  • Juizado e Vara Especializada
  • Atendimento Psicossocial
  • Brinquedoteca
  • Promotoria Especializada
  • Defensoria Especializada
  • Central de Transportes
  • Alojamento de Passagem
  • Emprego e Renda

A inauguração contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, senador Wellington Dias. Para ele, Teresina dá um grande passo em política social, com a integração dos três poderes, além dos serviços esfera social. Ele garante que é objetivo do Governo Federal entregar mais espaços assim em outras regiões do Estado.

Foto: A10+

“É uma oportunidade de ter aqui a integração de tantos dos três poderes, da área social, defensoria pública. A presença de um espaço onde a mulher pode se sentir poderosa, poder ter uma condição de atendimento digno e o presidente Lula mantém a garantia de conclusão de Casas da Mulher que estavam em andamento, junto com a prefeitura, com o governo do estado e também aqui nós vamos ter a presença das entidades que garante uma diferença muito grande. Como política social, é um grande passo para Teresina”, destaca.

Foto: A10+

O Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, comemorou a entrada do dispositivo e passou uma mensagem de aprendizado social contra ao machismo. 

“Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Nós temos que aprender e esse machismo brasileiro tem que acabar. A mulher tem a inteligência, a capacidade que nós homens temos. Igualdade de oportunidades para servir, competir com o outro sexo. Aqui é para todos, é para proteger a mulher. Teve uma mulher que já procurou aqui para ser protegida”, disse.

Foto: A10+

Suelly Veras, assistida pela Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência de Atendimento à Mulher Esperança Garcia (CRAM) e Guarda Municipal, disse que a entrega na data de hoje é muito simbólica. Vítima de uma tentativa de homicídio por um familiar, ela ressalta que a Casa da Mulher Brasileira de Teresina será fundamental.

“Eu sofri uma tentativa de homicídio em 2021 e no meu caso, não foi ex-marido, foi familiar, irmão. Ele tentou me matar com uma pedra de concreto e eu pedi ajuda na Delegacia da Mulher, depois me colocaram na Patrulha Maria da Penha, em seguida na guarda e eu sou atendida pelo Esperança Garcia também. A assistência é essencial para nossa segurança. Independente de ser família ou não, é violência doméstica. A gente precisa de ajuda e aqui, nessa inauguração, a gente estava esperando a muito tempo e chegou hoje, no dia da mulher, não seria o melhor dia que não fosse hoje. Mais uma ferramenta para nos ajudar”, pontua.

Foto: A10+

A equipe multidisciplinar da Casa da Mulher Brasileira fornecerá atendimento psicossocial 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados e suporte aos demais serviços, ajudando as mulheres a romperem o ciclo da violência sofrida.

A equipe multidisciplinar da Casa da Mulher Brasileira fornecerá atendimento psicossocial 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados e suporte aos demais serviços, ajudando as mulheres a romperem o ciclo da violência sofrida. O acesso para a Casa pode ser realizado pela Rua Roraima, 2563, no bairro Aeroporto, ou pela rua Rua Dezenove de Novembro, 3102, no bairro Primavera, na zona norte da capital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo