Notícias

Dois detentos são encontrados mortos na Casa de Custódia

Apuração inicial, conforme a Secretaria de Justiça, constatou assassinato por enforcamento praticado por outros detentos das mesmas celas onde estavam os presos. Eles estavam em celas separadas.

Dois detentos foram encontrados mortos na Penitenciária Prof. José de Ribamar, antiga Casa de Custódia de Teresina, neste sábado (23). As vítimas são Iwalks da Silva Santos e Alessandro Krysttyan da Silva Santos Passos. Eles teriam sido assassinados por colegas de cela, mas não se sabe ainda qual a motivação dos crimes.

Com os casos deste sábado (23), somam-se três mortes na penitenciária em três meses e quatro, no total, no sistema prisional piauiense.

A apuração inicial, conforme a Secretaria de Justiça, constatou que as vítimas deste sábado foram assassinadas por enforcamento. Os autores seriam os detentos das celas onde estavam os presos. Os dois estavam em celas separadas, 11 e 12, do pavilhão G da penitenciária.

Detentos mortos na Casa de Custódia são Iwalks da Silva Santos e Alessandro Krysttyan da Silva Santos Passos. — Foto: Divulgação/Sejus

Em média, cada cela tem cerca de sete presos. O presídio, que tem pouco mais de 330 vagas, abriga hoje mais de 1070 detentos. Em todo o sistema prisional piauiense, há 6.573 presos e 994 em Monitoramento Eletrônico. Os dados são do Sindicato dos Policiais Penais do Estado.

“O pavilhão e a cela onde aconteceu o fato encontram-se isolados para os trabalhos de perícia e o caso será investigado. A Sejus informa que o Serviço Social está dando todo o apoio às famílias”, informou a Sejus em nota.

O caso será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa, que foi ao local por volta das 8h. O Instituto Médico Legal também foi acionado e chegou à unidade prisional por volta das 9h. As mortes teriam ocorrido às 5h.

Quatro mortes em três meses no PI

A última morte registrada no sistema prisional piauiense teve como vítima o preso identificado pelas iniciais M.F. e aconteceu no dia 31 de janeiro deste ano, no presídio Dom Abel Alonso Nuñez, em Bom Jesus, Sul do Piauí. O suspeito é Victor Gabriel de Paula Nunes, de 22 anos, que estava preso pelos homicídios de seu pai e sua mãe.

Exatamente um mês antes, em 31 de dezembro, Francisco Rafael Veras, 24 anos, condenado por estupro de vulnerável, foi encontrado morto na penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, em Teresina.

Fonte: G1 Piauí 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo