Notícias

Empresário é preso suspeito de aplicar golpes em clientes de quatro estados

Ele usava uma sala no Shopping Rio Poty, que foi fechada após as vítimas descobrirem o caso.

O empresário Marcondes dos Santos Pereira, dono da Mont Real Construtora, foi preso pela 3ª Delegacia Seccional de Teresina, acusado de aplicar golpes em vítimas do setor imobiliário na cidade de Teresina-PI e também nos estados do Maranhão, Tocantins e Alagoas. A ação, coordenada pela delegada Amanda Bezerra, teve início nessa segunda-feira (25), com a prisão do alvo em Luís Correia, e foi finalizada na manhã desta terça-feira (26), com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em um condomínio de luxo, localizado na zona sudeste da Capital piauiense.

À Coluna, a delegada Amanda Bezerra afirmou que a primeira vítima a procurou na 3ª Delegacia Seccional, denunciando que negociou a construção de um imóvel residencial na zona norte de Teresina, mas que após realizar o pagamento inicial (sinal) ao empresário, ele não cumpriu com suas obrigações e, por fim, fechou a sala comercial da empresa, localizada no Shopping Rio Poty, em Teresina.

“Tudo começou com uma vítima que me procurou na delegacia, informando que se dirigiu até o escritório da empresa, que funcionava no Shopping Rio Poty, para realizar a negociação de uma casa na zona norte. Ela fez o negócio, pagou R$ 5 mil de sinal, mas a sala da empresa fechou e o dono da empresa passou a não responder mais. Nesse momento, ela percebeu que havia caído em um golpe. Nesse meio tempo, ele designou uma pessoa que se dizia advogado para procurar os clientes, dando prazo e mais prazo, insistindo na renegociação das dívidas”, explicou.

Com o avanço das investigações a Polícia Civil acabou constatando que outras pessoas tinham sido vítimas do empresário, inclusive, fora do estado do Piauí. Cinco vítimas formalizaram a denúncia e a delegada Amanda Bezerra representou pela prisão ao juiz da Central de Inquéritos, que determinou a medida cautelar, prontamente.

“Uma das vítimas pagou a quantia de R$ 120 mil para a construção de uma casa, que ele sequer fez o alicerce, apenas o início do muro do imóvel e nem esse serviço ele pagou ao pedreiro. Imediatamente eu representei pela prisão, o juiz Valdemir Ferreira concedeu e após levantamento da nossa equipe, descobrimos que ele estava em Luís Correia, onde ele havia iniciado um canteiro de obras. Lá o Núcleo de Inteligência de Parnaíba efetuou sua prisão e hoje nós efetuamos a busca no endereço dele aqui em Teresina, onde encontramos vários contratos”, ampliou a delegada Amanda Bezerra.

Funcionários da empresa também foram lesados

Ao ouvir os funcionários de Marcondes dos Santos Pereira, a Polícia Civil descobriu que o empresário utilizava o nome de um deles para criar CNPJ e realizar transações, inclusive, o aluguel do prédio onde funcionava o escritório da Mont Real Construtora era em nome de um de seus funcionários. Uma terceira funcionária foi induzida a vender seu veículo de uso pessoal para “ajudar” a empresa, mas o empresário não devolveu o dinheiro em sua totalidade.

Marcondes dos Santos Pereira foi encaminhado para a audiência de custódia na manhã desta terça-feira (26) e em seguida será conduzido para o sistema prisional.

Fonte: GP1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo