Saúde

Nova Casa da Gestante, da Maternidade Evangelina Rosa, é inaugurada em Teresina

O novo espaço conta com 20 leitos para prestar assistência para gestantes, puérperas e seus bebês.

A nova estrutura da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) foi inaugurada durante solenidade nesta quarta-feira (27), na zona Leste de Teresina. A nova casa conta com 20 leitos e está preparada para oferecer assistência e cuidados especiais aos pacientes.

A Casa da Gestante proporciona acolhimento, orientação e acompanhamento especializado para gestantes, bebês e puérperas, especialmente para aquelas que residem em municípios mais distantes de Teresina. Estrategicamente localizada a menos de um quilômetro da NMDER, a nova estrutura visa garantir uma melhor integração com a Nova Maternidade.

“Recebemos gestantes de alto risco que vêm do interior para o atendimento na capital, e isso reduz o gasto que a mamãe ou a gestante poderiam ter com a pensão ou com o hotel. Então, aqui é tudo realizado por meio do SUS, o acolhimento multiprofissional, as refeições, as consultas médicas e outros serviços, para que no momento do parto elas fiquem perto da maternidade. Essa casa é muito importante para que as mães fiquem perto dos seus bebês, inclusive para melhorar o índice de redução da mortalidade materna e infantil”, ressaltou o secretário.  

A Casa da Gestante, Bebê e Puérpera conta com 20 leitos distribuídos em seis quartos, uma ampla área de convivência, sala, cozinha totalmente equipada, lavanderia, copa, consultório, banheiros e armários. “A nossa obrigação é criar políticas que deem condições de vida para os cidadãos. As mães aqui presentes são a razão deste momento estar acontecendo”, frisou Benjamim Pessoa Vale, Presidente da Associação Reabilitar, entidade responsável pela administração da NMDER.

Como ter acesso à Casa da Gestante

Para a gestante ou puérpera ter acesso à Casa da Gestante é necessário residir em um dos municípios do Estado e passar pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR). As puérperas que tiveram recém-nascidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) ou na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) passam por triagem do Serviço Social da NMDER.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo