‘230 milhões de doses até julho’, diz Wellington Dias
Ministro da Saúde deu declaração em audiência virtual com governadores. Segundo o governo federal, 11,3 milhões serão entregues ainda em fevereiro
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (17) que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho.
Pazuello deu a declaração ao participar de uma reunião virtual com governadores, organizada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do tema “Vacinas” no Fórum Nacional de Governadores.
Segundo o ministério, o cronograma leva em consideração a negociação de vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. As duas vacinas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Após o encontro, o governador do Piauí informou que houve o detalhamento da campanha de vacinação relativo aos meses de fevereiro e março, que deverá ser apresentado nas próximas horas.
“Cerca de 100 milhões de doses de vacinas asseguradas pelo Ministério até abril, vacinando assim o grupo de maior risco. Há a possibilidade de chegarmos em 230 milhões de doses em julho, além de tratamos do credenciamento de leitos de UTI pelo SUS”, confirmou o governador Wellington Dias.
Segundo a pasta, as próximas entregas vão acontecer ainda em fevereiro:
– 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia;
– 9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil.
Em março, conforme o ministério, são aguardadas 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca.
O Ministério da Saúde informou que existe a expectativa de que contratos de aquisição dessas vacinas aconteça ainda nesta semana.