Maioria mantém veto a reajuste de 20,8% para professores; confira
Foram 12 votos a favor e nove contrários.
Os vereadores de Teresina mantiveram, na manhã desta quinta-feira (04), em uma sessão extra, veto ao reajuste de 20,8% aos professores da rede municipal enviado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos). A votação aconteceu com ampla presença e comoção de profissionais da área no plenário.
O placar no plenário contou com 21. Foram 12 votos a favor e nove contrários.
Na Comissão de Legislação de Justiça, o relator foi o vereador Evandro Hidd (PDT), que votou pela derrubada do veto. Já o vereador Deolindo Moura (PT), que faz parte da comissão e foi autor da emenda que elevou o valor do reajuste de 5% para 20,8%, se absteve do voto.
Com a manutenção do veto vai prevalecer o reajuste de 5% proposto pelo prefeito Dr. Pessoa, retroativo ao mês de janeiro, foi o que explicou o líder Antônio José Lira (Avante).
“Essa emenda, que inclusive é inconstitucional, porque o Legislativo não pode gerar despesa para o Executivo, é vício de iniciativa. Então, o resultado de hoje foi exatamente votado aqueles que querem o melhor para o professor […] Teresina precisa pegar matérias de interesse da sociedade para fazer política assim. Foi assim que o professor foi prejudicado”, defendeu José Lira.
O resultado da votação foi alvo de fortes críticas de Deolindo Moura, autor da emenda. Nomes do PT, como o vereador Venâncio Cardoso (PT) e Elzuila Calisto (PT) votaram pela manutenção do veto.
“Eu quero entender como que alguém, na semana passada, votou favorável a um aumento de 20,8%. E hoje, votaram contrário aquilo que eles mesmos assinaram. Então, eu queria entender isso, inclusive, por parte dos meus pares da oposição. Porque, assim, isso não é algo natural. Você mudar em uma semana de forma sem que houvesse qualquer tipo de comunicação por parte da Prefeitura Municipal”, disse.
Fonte: Cidade Verde