Política

Governo tem perspectiva de aumento nas receitas em 2024

A prioridade do Estado será o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí e a redução dos índices inflacionários.

O secretário de Fazenda do Piauí (Sefaz), Emílio Júnior, projetou o aumento nas receitas do Estado no exercício financeiro de 2024. Na última semana, o Governo do Piauí anunciou a suspensão no corte de 15% nos salários dos servidores comissionados a partir de 1° de maio.

A medida foi implementada em 2023 para conter os gastos com pessoal por conta da redução nos repasses constitucionais do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Em entrevista à rádio Clube News, Emílio Júnior disse que as projeções favoráveis têm como base a política de investimento do Governo.

“Sempre existe perspectiva de aumento nas receitas quando a gente faz o trabalho estatístico em relação às projeções da receita. A Secretaria de Planejamento começa a fazer o planejamento a partir das receitas, porque não pode começar as despesas, depois buscar as receitas e as receitas não atingirem a meta”, esclareceu.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 deve ser apresentada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) até o final do mês de abril. A proposta apresenta as metas fiscais do Governo e serve como base para o Orçamento do próximo ano.

Segundo Emílio Júnior, a prioridade será o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Piauí e a redução dos índices inflacionários.

“Temos percebido um crescimento do PIB e isso é uma coisa que o governador está fazendo muito que é trazer novos investimentos para cá. Isso faz com que a nossa economia cresça acima da média do Nordeste. A questão do crescimento econômico gera essa perspectiva das receitas”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo