Notícias

Com poucas chuvas, rio Longá sai da cota de inundação

O rio tem cota atual de 7,23 m, estando 17 cm abaixo da cota de inundação.

Com a redução das chuvas, o rio Longá, que antes estava em situação de inundação, reduziu e agora está em alerta na cidade de Esperantina. As informações são do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na bacia do Parnaíba. Em Barras, o Marataoan, e em Luzilândia, o Parnaíba, seguem acima da cota de inundação.

“É provável que nas próximas 8h haja alteração do quadro atual, com Barras saindo da situação de inundação e entrando em alerta, Luzilândia em inundação e Esperantina em situação de alerta”, informou o CPRM.

Atualmente o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 7,23 m, estando 17 cm abaixo da cota de inundação, que é de 7,40 m. A tendência de momento é que o rio se mantenha em recessão nas próximas horas, continuando na condição de alerta sem a ocorrência de novas chuvas intensas.

Em Barras, o nível do rio Marataoan no momento é de 4,21 m, estando apenas a 1 cm acima da cota de inundação, por isso o CPRM acredita que ele deve se manter seu nível em recessão lenta nas próximas 8h caso não sejam observadas chuvas intensas, podendo ficar abaixo da cota de inundação.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,88 m, e está 18 cm acima da cota de Inundação de 5,70 m, com a tendência de elevação nas próximas horas, com nível previsto da ordem de 5,93 m, continuando em situação de inundação.

Em Floriano a cota atual do rio Parnaíba é de 4 m, abaixo da cota de atenção, devendo regredir nas próximas horas para valores da ordem de 3,40 m, permanecendo em condição de normalidade.

Já em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 4,74 m, portanto 16 cm abaixo da cota de atenção, em situação de normalidade, devendo manter um quadro de recessão nas próximas horas.

A cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 5,78 m. O rio está em processo recessivo, devendo chegar em valores da ordem de 5,57 m nas próximas horas, conservando a atual condição de normalidade.

Fonte: Cidade Verde

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo