Notícias

Saiba como atuava a Vovó da Facção presa durante operação DRACO 107 em Teresina

Segundo a polícia, idosa também era responsável pela parte de contabilidade do grupo criminoso.

Em uma casa na região da Vila Dagmar Mazza, zona Sul de Teresina, a Polícia Civil do Piauí prendeu Solimar Lopes da Silva, de 60 anos, e Sandra Lopes Diniz, 32 anos, na manhã desta terça-feira (16). Mãe e filha atuavam no tráfico de drogas da região e, segundo a polícia, tinham envolvimento direto com o Bonde dos 40. A idosa, conhecida como Vovó da Facção, exercia um função de liderança na organização criminosa. 

O delegado Charles Pessoa conta que a Vovó da facção também era responsável pela parte de contabilidade do grupo criminoso. Toda ação acontecia na presença de duas crianças, uma de 03 e outra de oito anos de idade. 

“Foram sete mandados judiciais em Teresina, sendo 4 prisões. Aqui em Teresina cumprimos mandados nas quatro zonas da capital, mas o objetivo principal era efetuar a prisão de duas mulheres, uma mãe e uma filha, a mãe é conhecida como Vovó da facção, além de atuar junto com a filha, elas integram o núcleo da facção que é responsável pela tomada de decisões. Segundo ela mesma falou, no interrogatório, ela é responsável pela parte financeira, pela arrecadação dessa mensalidade da organização criminosa na zona sul da capital”, explica o delegado. 

Durante a operação, a polícia apreendeu na casa entorpecentes, como cocaína e crack, além de um caderno com anotações relacionadas ao funcionamento da organização criminosa. 

“A filha dela atuava com a mãe no trafico de entorpecentes, fazendo a comercialização da droga e também o controle. E ela confessou que integra a facção criminosa e que exerce realmente essa liderança responsável por gerenciar um grupo de faccionados, inclusive, participando da tomada de decisões relacionadas a facção, tem várias anotações feitas por ela mesma, ela confessou, e fazia esse controle financeiro com membros da facção criminosa”, narrou. 

Foto: Divulgação PC

De acordo com o delegado Charles Pessoa, toda a comercialização e movimentação com a facção criminosa acontecia na presença dos dois netos, uma criança de 3 e outra de 8 anos de idade. Ambos, apontaram aos policiais os pontos da casa com a presença de drogas. 

“Eles tinham conhecimento do envolvimento tanto da mãe quanto da vó nessa criminalidade. Quando chegamos lá ele disse “já sei porque vocês estão aqui. É porque minha vó e a mamãe vendem drogas aqui” e mostrou vários pontos onde ela pulverizava esse entorpecente em uma região de mata, ao fundo da casa, que ela confessou também no ato do interrogatório”, afirma o delegado.

De acordo com a polícia, a idosa já havia sido presa pela Depre por envolvimento com tráfico de drogas. As duas foram encaminhadas para sede do Draco, onde estão à disposição da Justiça para os devidos procedimentos relacionados ao caso. 

Fonte: A10+

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo