Política

Datafolha: 25% aprovam atuação dos ministros do STF; 35% reprovam

Taxas de aprovação e reprovação se mantiveram após os protestos do 7 de setembro, quando o presidente Jair Bolsonaro fez ataques ao STF e defendeu atos golpistas

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada na madrugada deste sábado (25) no site do jornal “Folha de S. Paulo” aponta que 25% dos entrevistados aprovam a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 35% reprovam o desempenho deles. Outros 35% consideram regular. As taxas de aprovação e reprovação se mantiveram após os protestos do 7 de setembro, quando o presidente Jair Bolsonaro fez ataques ao Supremo e defendeu atos golpistas.

O instituto ouviu 3.667 pessoas com 16 anos ou mais em 190 cidades entre os dias 13 e 15 de setembro. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Veja o resultado:

Ótimo/bom: 25%
Ruim/péssimo: 35%
Regular: 35%
Não sabe: 5%

No levantamento anterior, divulgado em julho de 2021, eram 24% os que entendiam a atuação dos ministros como ótimo ou bom e 33% os que consideravam ruim ou péssimo. Outros 36% avaliavam como regular e 7% não sabiam opinar.

Entre os entrevistados que consideram o Supremo ótimo ou bom, 41% são eleitores do PSDB, e outros 32% estão entre as pessoas que reprovam o governo de Jair Bolsonaro.

Entre os entrevistados que consideram a atuação do STF ruim ou péssima, 59% são empresários e outros 51% estão entre os que ganham mais de 10 salários mínimos.

O Datafolha já havia mostrado que, para 76% dos brasileiros, se Bolsonaro cumprisse a ameaça de não obedecer a ordens de Moraes, deveria sofrer um processo de impedimento. De forma geral, o impeachment tem 56% de apoio da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo