Parceria entre Mão Santa e Dr. Pessoa ‘enterra’ Florentino Neto em Parnaíba
Rejeitado em Parnaíba, onde é derrotado desde 2016, Florentino vê adversários entrarem em suas poucas bases. No PT, secretário encontra resistência e ainda nutre parceria com Ciro Nogueira
O ex-prefeito de Parnaíba e atual secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto (PT), ainda não conseguiu emplacar seu projeto de ser eleito deputado federal em 2022. E recebeu mais um balde de água fria.
A situação ficou pior no último final de semana, quando o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB) se reuniu com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM) e acertou um parceria política e administrativa, envolvendo os municípios e seus filhos.
João Duarte, o Pessoinha, presidente da Eturb será candidato ao cargo de deputado federal, e Gracinha Moraes Sousa, secretária municipal de Infraestrutura, em Parnaíba, será candidata a deputada estadual.
A parceria política envolve uma campanha em dobradinha. Dr. Pessoa garante votos para Gracinha em Teresina e Mão Santa capitaliza votos para Pessoinha em Parnaíba. Os dois caciques já começaram a se movimentar. Nesta quinta-feira (02), Gracinha foi agraciada com a Medalha do Mérito Conselheiro Saraiva.
Rejeitado em Parnaíba
A situação de Florentino em Parnaíba é bastante desconfortável, e o próprio governador Wellington Dias (PT) sabe disso. Florentino foi capaz de ser derrotado por Mão Santa, quando disputava a reeleição para prefeitura de Parnaíba, e mesmo com apoio de toda a Câmara Municipal, do Governo do Estado e do Governo Federal, acabou perdendo para Mão Santa, que disputava sozinho, sem coligação. Na ocasião, Florentino contava com apoio de 18 partidos, contudo, a péssima gestão na cidade foi determinante para a queda.
Em 2020, a situação se repetiu. Fora do páreo, Florentino resolveu apostar suas fichas em Dr. Hélio (PL), deputado estadual que buscava desbancar Mão Santa. Usando de toda a estrutura da Secretaria Estadual de Saúde para alavancar a candidatura do ‘companheiro’, Mão Santa acabou sendo reeleito, desta vez com uma votação expressiva, três vezes maior que a de seu adversário. Foram 52 mil votos contra 20 mil de Hélio.
Em Parnaíba, Florentino já é tratado como pé frio. Devido a isso, e a sequência de derrotas desde 2016, as lideranças políticas e comunitárias se afastaram do ex-prefeito.
Ligação com Ciro Nogueira
Além da rejeição no litoral, Florentino também é rejeitado dentro do próprio PT. O motivo seria a ligação do secretário de Saúde com a cúpula do Progressistas, mais precisamente o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, de quem Florentino sempre atendeu as demandas e era tido como aliado até o rompimento do ministro com o grupo de Wellington Dias.
Paralelamente, Florentino também é antipatizado pela primeira-dama e deputada federal Rejane Dias (PT). Ela contava com o apoio do ex-prefeito na eleição de 2022, mas ele decidiu colocar o pé na parede e se lançar candidato. Internamente, a cúpula do PT, coordenada pelos ‘petistas raíz’, não tratam Florentino à pé de igualdade. O secretário não é visto como PT raíz e apenas estaria usando a estrutura da Sesapi para encorpar o projeto de ser eleito deputado federal em 2022.
No entanto, a situação dentro do PT é bastante delicada para Florentino. Atualmente o partido conta com dois deputados federais de mandato (Rejane Dias e Merlong Solano), mas tem em Francisco Costa, herdeiro político de Assis Carvalho, sua principal aposta correndo por fora. Florentino terá que ralar e sair da saia de Ciro Nogueira para sobreviver as mudanças de ares que 2022 trará.