Política

Pablo amplia vantagem para prefeito de Picos e atinge 60,80%

Já o atual prefeito Gil Paraibano, segundo o levantamento, alcançou apenas 26,60% na pesquisa estimulada.

O Instituto Credibilidade divulgou na manhã desta quinta-feira (18), os números da mais nova rodada de intenções de votos para a Prefeitura de Picos. Em todos os cenários analisados, o deputado Pablo Santos (MDB) aparece à frente do atual prefeito Gil Paraibano (PP), com exceção da rejeição.

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados, Pablo Santos mantém uma posição de ampla vantagem, atingindo um percentual de 60,80% da preferência do eleitorado, enquanto Gil Paraibano alcança 26,60%. Um total de 11,20% dos eleitores se absteve de opinar ou ainda estão indecisos.

Estimulada (votos válidos)

O instituto analisou também apenas os votos válidos, quando são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Nesse cenário, o pré-candidato Pablo Santos permanece na liderança com 69,57% em um confronto direto com Gil Paraibano, que aparece com 30,43%.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são sugeridos os nomes dos prováveis candidatos, os números destacam a liderança de Pablo Santos.

O deputado teve 48,80%, seguido por Gil Paraibano, que conseguiu 25,80%. Nesse cenário, a presença de outros candidatos é pequena e menos expressiva, como Araujinho e Zé Neri que registraram apenas 0,20% cada. 1% dos entrevistados indicaram a intenção de voto nulo ou em branco e 24% responderam que não sabiam ou não opinaram.

Rejeição

O Credibilidade também perguntou em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Nesse cenário, Gil Paraibano lidera com 50,6 %, enquanto 31,6% não sabem ou não opinaram. Pablo Santos registra uma taxa de rejeição de 15,20%, enquanto uma parcela de 2% declarou não rejeitar nenhum candidato. Araujinho, Tales e Padre Valmir registram, cada um, 0,20%.

Ficha técnica

O levantamento foi realizado entre os dias 11 a 13 de abril de 2024 e o instituto entrevistou 500 eleitores. A sondagem tem uma margem de erro de 4.4% para mais ou para menos, com uma margem de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PI-00447/2024.

Fonte: GP1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo