Política

Themístocles retorna à Teresina e vai bancar Semcaspi e SDU Sul para cota de Jeová

Presidente da Câmara está insatisfeito com pouco espaço na administração e se ausentou de eventos públicos com Dr. Pessoa.

O deputado estadual Themístocles Filho (MDB), cabeça pensante da eleição vitoriosa de Dr. Pessoa (MDB), para Prefeitura de Teresina, retornou ao município nesta sexta-feira (11) e vai se reunir com o prefeito eleito para direcionar espaços destinados ao partido dentro da administração municipal.

O presidente reeleito da Assembleia Legislativa estava em São Paulo onde fazia exames sob suspeita de ter contraído o novo coronavírus. 

A principal queixa de Themístocles e do grupo emedibista é em relação aos espaços destinados ao presidente da Câmara Municipal de Teresina, o vereador Jeová Alencar (MDB). O parlamentar foi um dos principais apoiadores e incentivadores da campanha de Dr. Pessoa. Até o momento, nenhuma das indicações passaram pelo crivo de Jeová.

Quem acompanhou o processo eleitoral de 2020, percebeu que onde estava Jeová Alencar, estava Dr. Pessoa. A zona Sul de Teresina, região dominada pelo presidente da Câmara, abraçou e deu uma estrondosa votação para Pessoa. No entanto, nomes como Robert Rios (DEM) e João Henrique Sousa, ligado ao senador Marcelo Castro, pegaram a dianteira e influenciaram nas indicações anunciadas. 

Leia mais: Dr. Pessoa anuncia o nome de seis secretários e diz que todos são da cota pessoa

Nos bastidores, o que se comenta é que ficaria ao cargo de Jeová Alencar indicar somente o superintendente da SDU Sul, cargo de pouca expressão mediante todo o apoio e esforço empregado na campanha. Jeová obteve 11 mil votos para vereador.

A chegada de Themístocles Filho vai fazer com que os boatos se disfarçam. O deputado já informou à Jeová que vai tratar com Pessoa sobre a indicação da SEMCASPI, uma supersecretaria, lotada por Samuel Silveira e Lucy Soares, e que rendeu mais de 5 mil votos à Paulo Lopes, eleito vereador pelo PSDB. 

Com isso, Jeová passaria a ter não somente a SDU Sul, como também a SEMCASPI. O grande problema passa pelo PSD. Simone Pereira, candidato inexpressiva ao cargo de prefeita, bateu o pé e quer assumir a SEMCASPI. Para isso, conta com a força do deputado federal Júlio César e seu filho, o deputado estadual Georgiano Neto. Vale lembrar que até o momento nenhum espaço na administração foi direcionado ao PSD.

Recentemente, o presidente da Câmara Municipal comentou com colegas a insatisfação frente a falta de reconhecimento por parte de Dr. Pessoa. Ele se ausentou da cerimônia que anunciou os primeiros secretários e tem evitado estar em contato com o prefeito eleito, aguardando um chamamento para tratar sobre indicações.

Fontes ligadas ao prefeito eleito, informaram ao El Piauí, que a indicação de Simone é inviável. Mesmo sendo técnica, seu desempenho político não influenciou em nada no resultado final da campanha. “Se a Gessy, que teve 50 mil votos vai pra Economia Solidária, imagine a Simone que nem 10 mil tirou”, afirmou um vereador eleito pelo MDB. 

O que pesa a favor de Simone é o laço familiar da esposa de Robert Rios, a jovem Larissa Santana, que é sobrinha da ex-candidata a prefeita. Contudo, com a SEMF na mão, Robert estaria contemplado e não seria capaz de influenciar em mais uma indicação para uma secretaria estratégica na gestão. 

Leia mais: Lucas Pereira é escolhido para Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina

Leia mais: Fenômeno eleitoral, Gessy Fonseca irá comandar a Secretaria de Economia Solidária

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo