Política

Procura-se um candidato: Ciro garimpa nomes para 2022

Wilson Martins, Firmino Filho e agora João Vicente Claudino. Ciro não quer enfrentar o grupo de Wellington Dias

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) procura um candidato para disputar o Governo do Piauí em 2022, pelo seu partido. 

Ciente de seu enfraquecimento político, principalmente depois da derrota de Kléber Montezuma (PSDB), em Teresina, por uma diferença de quase 100 mil votos, o senador já tem sondado diversas lideranças políticas.

A primeira delas foi o ex-prefeito Firmino Filho (PSDB), que não aceitou o desafio e somente aceitará disputar sendo vice do próprio senador, ou uma cadeira na Câmara Federal. Caso contrário, ficará no ostracismo até as eleições de 2024.

Por outra frente, o ex-governador Wilson Martins (PSB) também foi procurado. A resposta que obteve foi de que o mesmo estaria se aproximando do governador Wellington Dias (PT), e já com um pé dentro do Governo. Wilson Martins carrega o trauma de perder duas eleições seguidas para o Senado Federal, a primeira delas, com o Governo do Estado na mão.

Leia mais: Derrota de ‘Klebão’ e medo da estrutura do PT, fazem Ciro desistir do Governo

O homem da estrutura não quer enfrentar o bloco formado por PT, MDB e PSD no Piauí, mesmo com apoio da presidência da República Foto: Divulgação

 

Por fim, o ex-senador João Vicente Claudino (PTB). Desde que deixou o Senado, JVC não consegue se encontrar dentro do cenário político. É tido como um político de muita estrutura, carismático, mas que não consegue converter em capital político. Em cada eleição apoia um grupo diferente. 

No entanto, em entrevista ao jornalista Elivaldo Barbosa, da TV Cidade Verde, Ciro Nogueira disse que JVC é um sonho antigo do Progressistas e que fortalecerá muito o projeto majoritário. Ainda segundo Ciro, o ex-senador teria sido muito receptivo ao convite. 

Resta aguardar as definições do herdeiro de Seu João Claudino. 

Leia ainda: Ciro Nogueira muda o tom e já fala em outros nomes do Progressistas para 2022

A ideia do senador Ciro é não disputar o Governo contra um grupo organizado e costumado a vencer. Ele esteve com o governador Wellington Dias e sabe da força do PT e do Governo do Estado, principalmente no interior. Mesmo a conta de quase 100 prefeitos filiados ao Progressistas, não assusta o staff do Palácio de Karnak. 

Ciro não possui o carisma e nem a força necessária para derrotar um candidato apresentado pelo governador Wellington Dias, seja ele Rafael Fonteles, Marcelo Castro ou até mesmo Themístocles Filho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo