Notícias

Semana de Dança inicia nesta quarta-feira (17) em Teresina

A programação é gratuita, com retirada de ingresso 1h antes de cada apresentação. Confira os espetáculos de 17 a 20 de abril.

A Semana Estadual da Dança do Piauí, a SEDA,  começa nesta quarta-feira (17), com uma programação de espetáculos, oficinas, palestras que vão ocorrer em vários pontos da capital piauiense.

O evento que segue até o dia 25 de maio vai acontecer na Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho, Theatro 4 de Setembro e mais 10 escolas da rede pública de ensino.

A programação é gratuita, com retirada de ingresso 1h antes de cada apresentação, podendo ser solicitada a doação de 1kg de alimento para os dias de apresentações no Theatro 4 de Setembro, a serem doados para instituições filantrópicas de Teresina, como o Lar da Esperança.

Espetáculo Preto Correndo – Foto Mauricio Pokemon

O evento, que chega à sua 7º edição, se consagra como um dos principais festivais de dança do e estado, fortalecendo a cena da dança no cenário piauiense.

Segundo o diretor do SEDA, Datan Izaká, a Semana Estadual da Dança do Piauí surgiu da necessidade de criação de novos contextos voltados para a formação artística na dança.

Além disso, a SEDA acontece como ferramenta e contexto para a produção de novos conhecimentos em dança, promovendo ambientes de diálogos e de trocas de experiências, além de contribuir com a formação de novos públicos de dança e arte.

A SEDA é financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, edital Totó Barbosa, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Piauí e Governo Federal.

“Por conta do patrocínio que conquistamos via Lei Paulo Gustavo, tivemos a possibilidade de crescer em dimensão e proporção. Recursos destinados à cultura permitem que eventos como a SEDA se calendarizem como ação efetiva de grande importância em nosso Estado e cidade e permite que a cena da dança se expanda e alcance outras cidades do Piauí e do Brasil. A SEDA promove a geração de emprego e renda, a circulação de obras artísticas e divulgação de novos profissionais da cidade.”, frisou Datan.

A SEDA  terá uma programação que se estende até o 25 de maio, com cinco eixos de atuação: Eixo I – Oficinas e Palestras; Eixo II – Semana de Dança na Escola -Apresentações em Escolas da Rede Pública; Eixo III – Mostra Coreográfica; Eixo IV – Mostra de Espetáculos Convidados; Eixo V – Mostra Competitiva.

A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais da SEDA, @seda.piaui, e está repleta de apresentações, oficinas, palestras e momentos únicos de se conectar com a dança protagonizada pelos artistas piauienses, e cumpre seu propósito de proporcionar a um público bem amplo o acesso ao bem cultural que é o movimento da dança do Piauí

Foto: Caio Silva

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO de 17 a 20 DE ABRIL

 17.04 – THEATRO 4 DE SETEMBRO

® 09:00 – Espetáculo MARIAS – Cia José Nascimento / The-PI
® 10:00 – Espetáculo MARIA BONITA – Redemoinho de Dança / The-PI
® 16:00 – Espetáculo TAMBOR – Núcleo “Casa de Zabelê” / The-PI
® 17:00 – Espetáculo MARIA BONITA – Redemoinho de Dança / The-PI
® 17:30 – Espetáculo FOLHA D`ÁGUA – Balé da Cidade de Teresina / The-PI
® 19:00 – Espetáculo VALENTAR – Danças Que Temos Feito / The-PI

18.04 – GALERIA D0 CLUBE DOS DIÁRIOS
® 16:00 – Processo criaGvo A-COBERTA AFETOS – Giovanna Dias e Nicolle ValenGne / The-PI
® 16:30 – Processo criaGvo CURICAS – Maria Cavalcante / The-PI
® 17:00 – Processo criaGvo FON-FONIA: pequeno besteirol de dança – Samuel Alvís / The-PI
® 19:00 – Espetáculo QUANDO A FOLHA DANÇA – Rosangela Colares / Belém-PA

 19.04 – GALERIA D0 CLUBE DOS DIÁRIOS
® 18:00 – Processo criaGvo TUDO NA MÃO DO PRETO VIRA ARMA – Ark Dias / The-PI
® 18:30 – Processo criaGvo EQEDDFQMD – Paulim Beltrão Marathaoã / Cabeceiras-PI
® 19:00 – Processo criaGvo A DEVOLUÇÃO DOS ESPELHOS – Kácio Santos / Timon-The
® 20:30 – Espetáculo PRETO CORRENDO – Original Bomber Crew + Next Crew / The-PI

 20.04 – GALERIA D0 CLUBE DOS DIÁRIOS
® 18:00 – Processo criaGvo ALÉM DAS CORES – Cia RQM / Campo Maior-PI
® 18:30 – Processo criaGvo FORÇA ESTRANHA – Vallery Aguiar / The-PI
® 19:00 – Processo criaGvo PERCURSOS POÉTICOS – Drika Monteiro / Parnaíba-PI
® 19:30 – Processo criaGvo A BÔIA – Amanda Oliveira / Timon-The
® 20:30 – Espetáculo MISTÉRIOS DO TEMPO – Redemoinho de Dança / The-PI

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo