Notícias

DRACO prende internos do CEM suspeitos de promover rebeliões

Ações do grupo teriam motivado motim e fuga no local em março deste ano.

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) da Polícia Civil do Piauí (PC-PI) realizou, nesta quarta-feira (17), uma operação no Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina. A ação resultou no cumprimento de oito mandados de prisão preventiva contra internos maiores de idade que ainda cumpriam medidas socioeducativas na instituição. 

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco, uma investigação iniciada após uma recente tentativa de rebelião no CEM constatou a relação e o envolvimento de alguns internos com facções criminosas que atuam na capital. O trabalho da polícia também apurou ameaças que estavam sendo feitas a servidores que trabalham na unidade socioeducativa.

“Instalamos um inquérito policial no Draco, neste contexto de combate as facções criminosas, nessa metodologia que vem sendo desenvolvida. No decorrer da investigação nós identificamos oito maiores de idade, que ainda estavam no cumprimento de medidas socioeducativas, com envolvimento direto com facções criminosas. Eles estavam causando essa instabilidade no CEM”, afirmou o delegado. 

Os oito alvos da operação foram retirados do centro educacional e levados para a sede do Draco, onde serão interrogados. Eles ainda serão encaminhados para a Central de Flagrantes, onde aguardarão pela audiência de custódia e a transferência para uma unidade do sistema penitenciário. 

As investigações serão mantidas, com o intuito de desarticular eventuais “células” de facções criminosas no CEM. “Vamos continuar com esse inquérito e tenho certeza, pelas provas e elementos de informações que conseguimos coletar até então, eles serão indiciados por integrarem facção criminosa e também por participação na rebelião”, assegurou. 

Foto: Cidade Verde

Fonte: Cidade Verde

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo